Falou em DESORGANIZAÇÃO---> Escola de chicago / ecológica;

Falou em Etiquetamento, estigmatização, rotulação---> Labelling Aproach;

Falou em crimes de colarinho branco, processo de aprendizado ---> Associação diferencial;

Falou em busca de status, ter prazer de infringir normas sociais, ter delinquentes como ídolos----> Subcultura delinquente;

Falou em ausência de norma ou não haver estímulo para respeitá-las ---> Anomia.




Escola de Chicago (1920 - 1940)

Principais informações:

  1. Teoria do consenso.
  2. Explosão demográfica da cidade de Chicago, em decorrência da evolução industrial.
  3. A cidade de Chicago foi dividida em 5 zonas;
  4. O controle social informal foi fortemente enfraquecido.
  5. Antropologia humana;
  6. Utiliza-se os inquéritos sociais (social surveys) para alcançar o real índice da criminalidade.
  7. Método de observação participante (o pesquisador participar DIRETAMENTE de seu objeto de estudo)
  8. Conceito de ecologia humana - A cidade produz a delinquência;
  9. Principais teorias oriundas da escola de Chicago: Teoria ecológica, teoria espacial, teoria das janelas quebradas, teoria da tolerância zero e teoria dos testículos despedaçados.