POLÍTICAS PÚBLICAS 


A implementação das políticas exige uma nova arquitetura na gestão pública. São novos os valores sociopolíticos que pressionam gestores públicos a inovar arranjos e desenhos da política e programas sociais:

• Uma arquitetura fundamentada na lógica da cidadania que promova ações integradoras em torno do cidadão e do território como eixos de um desenvolvimento sustentável.

• O cidadão já não quer ser reconhecido como um somatório de necessidades e direitos; deseja atenções integrais (integralizadas).

• Quer-se foco no território e em suas populações como portadoras de identidades, saberes, experiências e projetos de futuro que precisam ser reconhecidos no fazer dos serviços. Os cidadãos querem dos serviços públicos abertura para sua participação.



Principiologia das políticas públicas


Principio da Universalização

Princípio da Focalização

Principio da Centralização

Princípio da Descentralização

Princípio da Especialização

Princípio da Intersetorialidade

Presunção de legitimidade

Controle Social

Conceito Governança Democrática



Tipos de políticas públicas:

Social: Saúde, Educação, Habitação, Previdência.

Macroeconômica: Fiscal, Monetária, Cambial, Industrial.

Administrativa: Democracia, Descentralização, Participação Social.

Específicas (Setorial): Meio Ambiente, Cultura, Agrária, Direitos Humanos.




ciclo de políticas públicas é composto por várias fases interdependentes, incluindo:

Identificação do problema = alguma deficiência é levantada ou encontrada por ente público e/ou privado.

Formação da agenda = conjunto de problemas ou temas entendidos como relevantes. Ela pode tomar forma de um programa de governo, um planejamento orçamentário.

Formulação de alternativas = se desenvolve por meio de escrutínios formais ou informais das consequências do problema e dos potenciais custos e benefícios de cada alternativa disponível.

Tomada de decisão = representa o momento em que os interesses dos atores são equacionados e as intenções (objetivos e métodos) de enfrentamento de um problema público são explicitadas.

Implementação = A implementação de uma política pública consiste em planejar, estruturar a máquina pública e provisionar todos os insumos necessários a execução. Esta fase é regularmente influenciada por problemas de implementação e por aspectos sociais, econômicos, políticos, etc.

Avaliação = processo de julgamentos deliberados sobre a validade de propostas para a ação pública, bem como sobre o sucesso ou a falha de projetos que foram colocados em prática;

Extinção = fim da política pública, que segundo Giuliani (2005), pode ser a resolução do problema, ineficácia da política pública ou perda da relevância social e política.











1) DISTRIBUTIVAS: Têm como característica principal o fato de que os benefícios são concentrados em um número restrito de grupos ou pessoas, enquanto os custos são difusos para a sociedade como um todo.

2) REDISTRIBUTIVAS: Este é tipo de política pública mais conflituosa, pois são custeadas por um grupo restrito de pessoas para o benefícios também de um grupo restrito de pessoas.

3) REGULATÓRIAS: Servem para regular o comportamento e atuação de pessoas ou organizações.

4) CONSTITUTIVAS: São as políticas que definem as "regras do jogo", ou seja, são as regras sobre as regras.



**** Políticas públicas constitutivas são aquelas que estabelecem normas e estruturas fundamentais para o funcionamento do Estado e da sociedade, definindo:

  1. Regras do sistema político-eleitoral (ex.: leis que regulam partidos, eleições e mandatos).
  2. Regras de participação da sociedade civil (ex.: mecanismos de consulta popular, conselhos gestores).
  3. Regras das relações intergovernamentais (ex.: normas de cooperação entre União, estados e municípios).





Compliance 

Surgiu nos EUA para prevenir delitos econômicos e empresariais, por intermédio de corregulação empresarial.

O termo significa estar em conformidade com as leis, ou seja, agir de acordo com as regras internas e externas da instituição.

No âmbito da Administração Pública busca-se incentivar a cultura de integridade para conduzir os agentes públicos ao cumprimento das normas e evitar a prática de atos de corrupção. 

Tem a função de nortear a atuação e a conduta dos indivíduos da organização, que devem respeitar o código de conduta, as diretrizes da organização e as normas externas.