Arquitetura simplificada de um computador:

                                     ENTRADA  ➞ PROCESSAMENTO ➞ SAÍDA 


Software: é a parte referente aos sistemas que executam as atividades, ou seja, são programas e aplicativos que fazem com que a máquina funcione. 

Exemplos: Windows, Word, Excel, Power Point etc.


Hardware: corresponde aos componentes físicos do computador. 

Exemplos: teclado, vídeo , impressora, mouse, caixas de som etc;


Hardware dividem-se em : 

PERIFÉRICOS DE ENTRADA (IMPUT)

Câmera 

Webcam

Scanner (utiliza a tecnologia OCR - reconhecimento ótico de caracteres)

Teclado

Mouse

Microfone

Sensor de presença

Joystick (controle de videogame)

trackball

Leitor óptico

Leitor biométrico

CD - ROM

Touchpad (pequena superfície sensível ao toque, utilizado para mover o cursor na tela)

Mesa digitalizadora

Caneta óptica


PERIFÉRICOS DE SAÍDA (OUTPUT)

impressora tradicional

Plotter (impressora de grande porte A3, A2, A1, A0)

Monitor/ vídeo/ tela

Caixa de som

Datashow


PERIFÉRICOS DE ENTRADA E SAÍDA (HÍBRIDOS) 

Impressora multifuncional

Tela sensível ao toque

Pen Drive

HD

Modem

Placa de rede

Monitor Touch

Controle com vibra S²


CURIOSIDADES...

 São tecnologias para construções de monitores = CRT, LCD, OLED, PLASMA


 No Brasil, os padrões de teclado certificados pela ABNT são baseados no padrão QWERTY.

existe:

ABNT = traz o caractere Ç 

ABNT 2 = traz a tecla AltGr (permite pegar um terceiro caractere na tecla) 


DRIVER = Software que dirige um equipamento (programas)

DRIVE = Hardware (CD, DVD, Pen Drive)


1. Vídeo ) ......FLV

3. Imagem ).. JPG

1. Vídeo )...... MP4

2. Áudio )...... MP3

2. Áudio )...... WMA

3. Imagem ) ..TIFF



Unidade de Medida de Informação

* O bit é a menor unidade de informação que pode ser armazenada no computador, ele pode assumir dois valores o 0 a 1.


1 byte = 8 bit

1 Kb = 1000 byte

1Mb = 1 milhão Kb

1 Gb = 1 bilhão Mb

1 Tb = 1 trilhão Gb



MEMÓRIAS PRIMÁRIAS

Acessadas diretamente pela processador - CPU:

❏ RAM
❏ ROM
❏ Cache
❏ Registradores



▪ Principais memórias


Memória RAM (volátil): é aquela que permite a gravação e a regravação dos dados, no entanto, se o computador for desligado, por exemplo, perde as informações registradas.

- É a memória principal;

- É um hardware;

Os tipos de memória RAM incluem DRAM (Dynamic RAM), SRAM (Static RAM), e várias gerações de DDR (Double Data Rate), como DDR2, DDR3, DDR4 e DDR5.

- Memória de leitura e gravação (R/W);

- gravação temporária;

- Atualmente ela possui capacidades de 4/8/10/12/16/32 GB;

- É mais rápida;

é a memória que sustenta o peso dos apps abertos.

Impacto no Desempenho: A quantidade de memória RAM afeta diretamente o desempenho do computador. Mais RAM permite a execução de mais aplicativos simultaneamente e reduz a lentidão.


São memórias RAM do tipo ESTÁTICA (SRAM):

• RESGISTRADORES: é a memória mais rápida do computador (alta velocidade). Porém, é a de menor capacidade.

CACHE: memória intermediária entre a memória principal (RAM) e o processador. É projetada para ser mais rápida do que a memória RAM, oferecendo tempos de acesso mais baixos.


Memória ROM (não volátil): é acessada ao ligar a máquina, permite a gravação de dados uma única vez, não sendo possível apagar ou editar nenhuma informação, somente acessar a mesma, contém informações essenciais e é gravada pelo fabricante.

- É um hardware;

- Memória somente de leitura;

- Acesso aleatório;

- Originária da placa mãe.


ATENÇÃO:

Qualquer programa gravado na memória ROM é um FIRMWARE (programas gravados de fábrica).

São FIRMWARE:

BIOS (Basic Input Output System): é um programa armazenado em um chip responsável pela execução de várias tarefas durante a inicialização do computador até o carregamento do sistema operacional. Para garantir sua integridade, suas instruções são gravadas na memória ROM. 

POST (Power on Self Test)

SETUP (configura o hardware)

Portanto:

Rom (hardware) e Firmware (software) ambos não são a mesma coisa!



MEMÓRIAS SECUNDÁRIAS

- Carregam informações não volátil;

- São memórias mais lentas;

- São de maiores capacidades.


❏ Magnéticas

❏ Ópticas

❏ Sólidas


Exemplos:

Memórias Magnéticas: Fita, disquete, HD (disco rígido);

Memórias Ópticas: CD, DVD, BLU-RAY;

Memórias Sólidas: Drive SSD, cartão de memória, pen drive.


➞ HD em geral são mais baratos;

SSDs em geral são mais rápidos e silenciosos. Não possuem partes móveis. Os SSDs utilizam memória flash para armazenar dados, o que permite acessos e transferências de dados muito mais rápidos em comparação com os discos rígidos tradicionais (HDs).

  • SSD(SOLID STATE DRIVER):
  • Circuitos integrados (chips);
  • → Mais caros;
  • → Menor tempo de acesso aos dados;
  • → Melhor desempenho/performance;
  • → Mais leves;
  • → Não possui partes eletromecânicas;
  • →  Não emite ruídos;
  • → Consome menos energia;
  • → Menor expectativa de vida;
  • → Células de memória flash;
  • → Cabo SAT.



PLACA-MÃE (ou placa principal)

São os componentes responsáveis por abrigar e conectar todas as outras peças do seu computador. Permite a interligação física e lógica entre processador, memória RAM, placa de vídeo, HD (SSD também), drives ópticos e todas as outras peças de expansão que conhecemos, tais como placas PCI Express.


➞ "CHIPSET" = é principal componente da placa-mãe. Corresponde a dois chips, chamados de Ponte Norte e a Ponte Sul. Enquanto a CPU é o cérebro do computador, este componente é o cérebro da placa-mãe;

São componentes nativos/originários da placa-mãe = ROM - CHIPSET - BATÉRIA - SLOTS (barramentos, encaixe);

➞ É comum vermos a placa-mãe sendo chamada de “mobo” na internet. Essa redução vem do nome em inglês, motherboard.



CPU - Processador (Central Processing Unit)


➞ Em português UCP (Unidade Central de Processamento);

➞ Processador é o cérebro do computador, controla, dirige, processa todas as principais operações de funcionamento de um computador;

CLOCK: é a frequência/velocidade com que o processador consegue executar suas tarefas, medida atualmente em GHZ (Gigahertz);

INTEL é a principal fabricante de processadores.


A estrutura básica de uma CPU é dividida entre três partes principais:

  • Unidade Lógica e Aritmética (ULA ou ALU): a encarregada de executar as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e operações lógicas de Álgebra Booleana (IF, AND e OR);

  • Unidade de Controle (UC): é responsável por interpretar instruções de um programa, controlar entrada e saída de dados, responsável por extrair dados da memória, decodifica-los e executa-los, consultado a ULA quando necessários;

  • Registradores: unidades de memória (Volátil) da CPU, as mais rápidas e consequentemente, as mais caras de sua categoria, sendo reservadas ao uso apenas em CPU, que dependem de velocidades de acesso altas.
REGISTRADOR = MAIOR VELOCIDADE MENOR CAPACIDADE

ATENÇÃO:

Há duas arquiteturas de processadores bastante conhecidas usadas nos computadores que se diferenciam na forma como as instruções são executadas:

CISC: capaz de executar várias centenas de instruções complexas diferentes (execução mais lenta)

Ex.: Desktops, notebooks e servidores; 


RISC: capaz de executar apenas algumas poucas instruções simples (execução mais rápida). Ex.: celulares, tablets, impressoras, teclados, videogames, roteadores etc.


U.C (Unidade de Controle) --> Responsável por controlar as ações.

U.L.A (Unidade Lógico-Aritmética) --> Responsável pelos cálculos matemáticos básicos.

F.P.U (Unidade de Ponto Flutuante) --> Responsável pelos cálculos matemáticos complexos.



BARRAMENTO

Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos (via de alta velocidade). São as linhas de transmissão que transmitem as informações entre o processador, memória e demais periféricos do computador.


Em alguns computadores, os conectores do mouse é verde e do teclado é roxo.

* Atualmente, os microcomputadores utilizam interfaces USB nas versões 2.0 (com 280 Mbps de velocidade) e 3.0 (4,8 Gbps).

* Plug and Play (PnPé a parte do Windows que permite que um sistema de computador se adapte às alterações de hardware com intervenção mínima do usuário. Um usuário pode adicionar e remover dispositivos sem precisar fazer a configuração manual e sem conhecimento do hardware do computador.


Disco Rígido: é o principal dispositivo de armazenamento empregado em computadores. 

Exemplos: USB, ATA (antigo), SATA (atual), IDE



CONVERSÃO DE BASE DECIMAL E BINÁRIO