Arquitetura simplificada de um computador:
ENTRADA ➞ PROCESSAMENTO ➞ SAÍDA
Software: é a parte referente aos sistemas que executam as atividades, ou seja, são programas e aplicativos que fazem com que a máquina funcione.
Exemplos: Windows, Word, Excel, Power Point etc.
Hardware: corresponde aos componentes físicos do computador.
Exemplos: teclado, vídeo , impressora, mouse, caixas de som etc;
Hardware dividem-se em :
PERIFÉRICOS DE ENTRADA (IMPUT)
Câmera
Webcam
Scanner (utiliza a tecnologia OCR - reconhecimento ótico de caracteres)
Teclado
Mouse
Microfone
Sensor de presença
Joystick (controle de videogame)
trackball
Leitor óptico
Leitor biométrico
CD - ROM
Touchpad (pequena superfície sensível ao toque, utilizado para mover o cursor na tela)
Mesa digitalizadora
Caneta óptica
PERIFÉRICOS DE SAÍDA (OUTPUT)
impressora tradicional
Plotter (impressora de grande porte A3, A2, A1, A0)
Monitor/ vídeo/ tela
Caixa de som
Datashow
PERIFÉRICOS DE ENTRADA E SAÍDA (HÍBRIDOS)
Impressora multifuncional
Tela sensível ao toque
Pen Drive
HD
Modem
Placa de rede
Monitor Touch
Controle com vibra S²
CURIOSIDADES...
➞ São tecnologias para construções de monitores = CRT, LCD, OLED, PLASMA
➞ No Brasil, os padrões de teclado certificados pela ABNT são baseados no padrão QWERTY.
existe:
ABNT = traz o caractere Ç
ABNT 2 = traz a tecla AltGr (permite pegar um terceiro caractere na tecla)
➞ DRIVER = Software que dirige um equipamento (programas)
➞ DRIVE = Hardware (CD, DVD, Pen Drive)
( 1. Vídeo ) ......FLV
( 3. Imagem ).. JPG
( 1. Vídeo )...... MP4
( 2. Áudio )...... MP3
( 2. Áudio )...... WMA
( 3. Imagem ) ..TIFF
Unidade de Medida de Informação
* O bit é a menor unidade de informação que pode ser armazenada no computador, ele pode assumir dois valores o 0 a 1.
1 byte = 8 bit
1 Kb = 1000 byte
1Mb = 1 milhão Kb
1 Gb = 1 bilhão Mb
1 Tb = 1 trilhão Gb
Memória RAM (volátil): é aquela que permite a gravação e a regravação dos dados, no entanto, se o computador for desligado, por exemplo, perde as informações registradas.
- É a memória principal;
- É um hardware;
- Os tipos de memória RAM incluem DRAM (Dynamic RAM), SRAM (Static RAM), e várias gerações de DDR (Double Data Rate), como DDR2, DDR3, DDR4 e DDR5.
- Memória de leitura e gravação (R/W);
- gravação temporária;
- Atualmente ela possui capacidades de 4/8/10/12/16/32 GB;
- É mais rápida;
- é a memória que sustenta o peso dos apps abertos.
- Impacto no Desempenho: A quantidade de memória RAM afeta diretamente o desempenho do computador. Mais RAM permite a execução de mais aplicativos simultaneamente e reduz a lentidão.
➝ São memórias RAM do tipo ESTÁTICA (SRAM):
• RESGISTRADORES: é a memória mais rápida do computador (alta velocidade). Porém, é a de menor capacidade.
• CACHE: memória intermediária entre a memória principal (RAM) e o processador. É projetada para ser mais rápida do que a memória RAM, oferecendo tempos de acesso mais baixos.
Memória ROM (não volátil): é acessada ao ligar a máquina, permite a gravação de dados uma única vez, não sendo possível apagar ou editar nenhuma informação, somente acessar a mesma, contém informações essenciais e é gravada pelo fabricante.
- É um hardware;
- Memória somente de leitura;
- Acesso aleatório;
- Originária da placa mãe.
ATENÇÃO:
Qualquer programa gravado na memória ROM é um FIRMWARE (programas gravados de fábrica).
São FIRMWARE:
BIOS (Basic Input Output System): é um programa armazenado em um chip responsável pela execução de várias tarefas durante a inicialização do computador até o carregamento do sistema operacional. Para garantir sua integridade, suas instruções são gravadas na memória ROM.
POST (Power on Self Test)
SETUP (configura o hardware)
Portanto:
Rom (hardware) e Firmware (software) ambos não são a mesma coisa!
MEMÓRIAS SECUNDÁRIAS
- Carregam informações não volátil;
- São memórias mais lentas;
- São de maiores capacidades.
❏ Magnéticas
❏ Ópticas
❏ Sólidas
Exemplos:
Memórias Magnéticas: Fita, disquete, HD (disco rígido);
Memórias Ópticas: CD, DVD, BLU-RAY;
Memórias Sólidas: Drive SSD, cartão de memória, pen drive.
➞ HD em geral são mais baratos;
➞SSDs em geral são mais rápidos e silenciosos. Não possuem partes móveis. Os SSDs utilizam memória flash para armazenar dados, o que permite acessos e transferências de dados muito mais rápidos em comparação com os discos rígidos tradicionais (HDs).
- SSD(SOLID STATE DRIVER):
- Circuitos integrados (chips);
- → Mais caros;
- → Menor tempo de acesso aos dados;
- → Melhor desempenho/performance;
- → Mais leves;
- → Não possui partes eletromecânicas;
- → Não emite ruídos;
- → Consome menos energia;
- → Menor expectativa de vida;
- → Células de memória flash;
- → Cabo SAT.
PLACA-MÃE (ou placa principal)
São os componentes responsáveis por abrigar e conectar todas as outras peças do seu computador. Permite a interligação física e lógica entre processador, memória RAM, placa de vídeo, HD (SSD também), drives ópticos e todas as outras peças de expansão que conhecemos, tais como placas PCI Express.
➞ "CHIPSET" = é principal componente da placa-mãe. Corresponde a dois chips, chamados de Ponte Norte e a Ponte Sul. Enquanto a CPU é o cérebro do computador, este componente é o cérebro da placa-mãe;
➞ São componentes nativos/originários da placa-mãe = ROM - CHIPSET - BATÉRIA - SLOTS (barramentos, encaixe);
➞ É comum vermos a placa-mãe sendo chamada de “mobo” na internet. Essa redução vem do nome em inglês, motherboard.
CPU - Processador (Central Processing Unit)
➞ Em português UCP (Unidade Central de Processamento);
A estrutura básica de uma CPU é dividida entre três partes principais:
- • Unidade Lógica e Aritmética (ULA ou ALU): a encarregada de executar as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e operações lógicas de Álgebra Booleana (IF, AND e OR);
- • Unidade de Controle (UC): é responsável por interpretar instruções de um programa, controlar entrada e saída de dados, responsável por extrair dados da memória, decodifica-los e executa-los, consultado a ULA quando necessários;
- • Registradores: unidades de memória (Volátil) da CPU, as mais rápidas e consequentemente, as mais caras de sua categoria, sendo reservadas ao uso apenas em CPU, que dependem de velocidades de acesso altas.
ATENÇÃO:
Há duas arquiteturas de processadores bastante conhecidas usadas nos computadores que se diferenciam na forma como as instruções são executadas:
CISC: capaz de executar várias centenas de instruções complexas diferentes (execução mais lenta).
Ex.: Desktops, notebooks e servidores;
RISC: capaz de executar apenas algumas poucas instruções simples (execução mais rápida). Ex.: celulares, tablets, impressoras, teclados, videogames, roteadores etc.
U.C (Unidade de Controle) --> Responsável por controlar as ações.
U.L.A (Unidade Lógico-Aritmética) --> Responsável pelos cálculos matemáticos básicos.
F.P.U (Unidade de Ponto Flutuante) --> Responsável pelos cálculos matemáticos complexos.
BARRAMENTO
Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos (via de alta velocidade). São as linhas de transmissão que transmitem as informações entre o processador, memória e demais periféricos do computador.* Em alguns computadores, os conectores do mouse é verde e do teclado é roxo.
* Atualmente, os microcomputadores utilizam interfaces USB nas versões 2.0 (com 280 Mbps de velocidade) e 3.0 (4,8 Gbps).
* Plug and Play (PnP) é a parte do Windows que permite que um sistema de computador se adapte às alterações de hardware com intervenção mínima do usuário. Um usuário pode adicionar e remover dispositivos sem precisar fazer a configuração manual e sem conhecimento do hardware do computador.
Disco Rígido: é o principal dispositivo de armazenamento empregado em computadores.
Exemplos: USB, ATA (antigo), SATA (atual), IDE
CONVERSÃO DE BASE DECIMAL E BINÁRIO
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