ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura organizacional pode ser entendida como o formato interno da organização, ou a representação dos seus níveis hierárquicos, compostos por setores, departamentos, áreas e funções. Ela determina a atribuição dos cargos de chefia, as relações de subordinação e os fluxos de informações que ocorrem internamente.


Tipos de Estrutura Organizacional:

Estrutura Linear

a) Hierarquia rígida e clara

b) Chefe como autoridade máxima

c) Decisões é de cima p/ baixo


Estrutura Linha-Staff

a) Staff dá suporte técnico e consultoria

b) Linha (chefes diretos) toma decisões


Estrutura Mista

a) Combina elementos da estrutura funcional + linear


Estrutura Funcional

a) Vários departamentos e setores

b) Cada departamento é liderado por um especialista

c)  Ênfase na eficiência e na produção em massa


Estrutura Divisional

a) diferentes mercados e clientes variados


Estrutura Matricial

a) Funcionários têm dois chefes

b) Compartilhamento de especialistas entre projetos

c) Estrutura híbrida que combina funções e projetos


Estrutura em Rede

a) Estrutura flexível e descentralizada

b) Conexão de várias organizações ou unidades independentes

c) Forte uso de tecnologia e comunicação virtual

d) Trás informalidade



Processo Organizacional ou Processo Administrativo 

Administração utiliza de um método para atingir seus objetivos, esse processo utiliza etapas que são as funções administrativas, as funções utilizadas de forma conjuntas são chamadas de Processo Administrativo ou Processo Organizacional.

Características:

- cíclico

- interativo

- dinâmico

- funções interrelacionadas entre si.


Níveis Organizacionais Administração:

- Estratégico

- Tático

- Operacional 



Funções básicas de administração: 

Planejamento - Organização - Direção e Controle


Função do Planejamento:

  • Consiste no estudo e na escolha de alternativas para se alcançar um objetivo de forma eficiente e eficaz, a partir da situação atual da organização;
  • É um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações coordenadas, integradas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro;
  • TIPOS DE PLANEJAMENTO: Planejamento Estratégico - Planejamento TáticoPlanejamento Operacional.


Função de Organização:

  • Consiste em definir a estrutura (cargos, responsabilidades, relações formais) e alocar recursos para executar o planejamento.
  • Exemplo: Criar um organograma, definir níveis hierárquicos e distribuir tarefas.
  • estrutura organizacional (hierarquia, departamentalização, fluxos de autoridade) está diretamente ligada à função de organização.


Função de Direção:

  • Envolve liderar, motivar e comunicar (ex.: tomar decisões operacionais, supervisionar equipes).
  • Seu foco é executar o que foi planejado e organizado, não estruturar a organização.


Função de Controle:

  • O processo de monitorar as atividades de forma a assegurar que elas estejam sendo realizadas conforme o planejado e corrigir quaisquer desvios significativos;
  • O controle está presente, em maior ou menor grau, em quase todas as formas de ação organizacional. Os administradores passam boa parte de seu tempo observado, revendo e avaliando o desempenho de pessoas, unidades organizacionais, máquinas e equipamentos, produtos e serviços, em todos os três níveis organizacionais;




➦ O planejamento, a organização e a direção e o controle são funções administrativas que se distribui entre todos os níveis organizacionais.

Estratégico: Diretivo - genérico - sintético/abrangente ----> Longo prazo

Tático: Gerencial - Mais detalhado - Departamentalização -----> Médio prazo 

Operacional: Supervisão - Técnico/Adm. - Específico/analítico ----> Curto prazo



Planejamento = Nível estratégico


Para Chiavenato o planejamento pode ser considerado como um processo constituído de uma série sequencial de seis passos: 

1. Definição dos objetivos

2. Verificação da situação atual em relação aos objetivos

3. Desenvolver premissas quanto às condições futuras

4. Analisar as alternativas de ação

5. Escolher um curso de ação entre as várias alternativas

6. Implementar o plano e avaliar os resultados


MISSÃO: razão da existência de uma organização (o que ela é);

VISÃO: o que ela pretende ser no futuro;

VALORES: padrões orientadores de conduta;

OBJETIVOS: resultados finais que a organização procura realizar.



FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS



Matriz SWOT: (FOFA)

  • Identifica pontos fortes e fracos (ambiente interno) / oportunidades e ameaças (ambiente externo).
  • Auxilia na tomada de decisões estratégicas mais eficazes.

Pontos FORTES + AMEAÇAS = Manutenção
Pontos FRACOS + AMEAÇAS = Sobrevivência

Pontos FORTES + OPORTUNIDADES = Desenvolvimento
Pontos FRACOS + OPORTUNIDADES = Crescimento




Balanced Scorecard (BSC):

  • Traduz visão e missão em objetivos e metas;
  • Baseia-se em 4 perspectivas: financeiracliente, processos internos e aprendizado/crescimento;

  • Alinha os esforços da organização em todos os níveis;

  • Elemento visual: mapa estratégico (fluxograma) = Tradução + Comunicação + Alinhamento.

Ele divide a estratégia em quatro perspectivas principais:

  1. Financeira: Mede o impacto das decisões estratégicas nos resultados financeiros (ex.: lucratividade, retorno sobre investimento).
  2. Clientes: Avalia a satisfação e a fidelização dos clientes (ex.: taxa de retenção, qualidade percebida).
  3. Processos Internos: Analisa a eficiência dos processos internos para entregar valor (ex.: tempo de produção, redução de erros).
  4. Aprendizado e Crescimento: Mede a capacidade de inovação, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores (ex.: capacitação, clima organizacional).



Matriz GUT:

  • Prioriza problemas por Gravidade, Urgência e Tendência.

  • Gravidade (impacto do problema)
  • Urgência (tempo para resolver)
  • Tendência (potencial de piorar)


5W2H:

  • Constitui um verdadeiro checklist a se cumprir antes de iniciar um novo projeto;
  • Facilita o planejamento das atividades;
  • Palavras em inglês what? (o que)/ why? (por que?)/ who? (quem?)/ where? (onde?)/ when? (quando?)/ how? (como?)/ how much? (quando?).
  • Objetivo, justificativa, equipe responsável, custo de execução, cronograma de atividades, cronograma de execução e local de execução.


Estratégia TIC:

  • Define como a tecnologia será usada para alcançar objetivos.
  • Deve estar alinhada com a estratégia geral da empresa.
  • Pode reduzir custos, aumentar produtividade, melhorar decisões, criar novos produtos/serviços e obter vantagem competitiva.


Análise FAFO:

  • Variação da matriz SWOT que foca em fatores favoráveis/desfavoráveis (internos) e oportunidades/ameaças (externos).
  • Identifica combinações de fatores que impactam a organização.
  • Auxilia na criação de planos de contingência, decisões estratégicas e alocação eficiente de recursos.


Modelo PCFA:

  • Ferramenta de resolução de problemas que identifica a causa raiz e desenvolve um plano de ação.
  • Consiste em 4 etapas: problema, causa, solução e ação.
  • Pode ser usado para resolver problemas de todos os portes.



Análise de PORTFÓLIO (Matriz BCG)

  • Seleciona estratégias que se baseia no estudo de duas dimensões: a participação relativa de mercado e a taxa de crescimento de mercado;
  • Essa matriz é uma das formas mais usuais de representação do posicionamento de produtos ou unidades estratégicas de negócio da empresa em relação as variáveis externas e internas. 
  • Os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante. 
  • Disseminou o conceito do posicionamento da "vaca leiteira" e outras imagens na linguagem do marketing (estrela - ponto de interrogação - abacaxi ou cachorro). 

(Matriz GE)

  • Também chamada de atratividade do mercado e força competitiva;
  • É mais completa que a matriz BCG, pois traz mais ferramentas de números de indicadores.

(Matriz ANSOFF)

  • Grande diferencial: leva em consideração novos produtos e novo mercado.

São estratégias que estão de acordo com a matriz ANSOFF:

- Desenvolvimento de produto
Desenvolvimento de mercado
- Penetração
- Diversificação


Cadeia de valor:

  • A cadeia de valor é um modelo que as empresas utilizam para entender sua posição de custo e identificar os vários meios que poderiam ser utilizados para facilitar a implantação de uma estratégia no nível de negócios escolhido;
  • ATIVIDADES PRIMÁRIAS: Logística Interna, Operações, Logística Externa, Marketing/Vendas e Assistência Técnica;
  • ATIVIDADES DE APOIO: Compras/Aquisições, Desenvolvimentos Tecnológicos, Gerenciamentos de Recursos Humanos e Infra-estrutura da Empresa.




Em conjunto, essas ferramentas podem ajudar as organizações a:

  • Tomar melhores decisões.
  • Alcançar seus objetivos.
  • Obter sucesso


MOTIVAÇÃO


A Motivação é um processo individual que envolve a intensidade, a direção e a persistência dos esforços da equipe de trabalho para o alcance de metas. É um processo cíclico.


INTRÍNSECA: está relacionada com recompensas psicológicas: reconhecimento, respeito, status e esse tipo motivacional estão intimamente ligados às ações individuais;

EXTRÍNSECA: quando as causas estão baseadas em recompensas tangíveis: salários, benefícios, promoções.


Teorias motivacionais

TEORIA DE CONTEÚDOessas teorias buscam explicar "o que" motiva o indivíduo, está dentro do indivíduo ou do ambiente que o envolve;

TEORIA DE PROCESSOessas teorias buscam explicar "como" o processo de motivação ocorre, OU SEJA, explicam os processos cognitivos do indivíduo, que influenciam seu comportamento e geram motivação.


*Teoria da Autoeficácia – Bandura


➤ Maslow --->> suprir NECESSIDADES.

A Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow propõe que as pessoas são motivadas a satisfazer cinco níveis de necessidades, começando pelas mais básicas: fisiológicas (comida, água), segurança (proteção), sociais (amor, pertencimento), estima (autoestima, reconhecimento) e autorrealização (realizar o potencial). 

Uma necessidade deixa de motivar quando satisfeita, ou seja, quando uma necessidade é satisfeita, ela deixa de ser motivadora de comportamento, dando oportunidade para que um nível mais elevado de necessidade possa se manifestar.



Teoria dos dois fatores (BIFATORIAL) de Frederick Herzberg.

 Fatores motivacionais = Os valores motivacionais intrínsecos, relacionados ao próprio trabalho, produzem satisfação.

Trabalho em si, motivação, reconhecimento, progresso e responsabilidade.


Fatores higiênicos = Os valores motivacionais extrínsecos, relacionados com as condições de trabalho, apenas reduzem a insatisfação.

Condições de trabalho, administração da empresa, salário, relação com o supervisor e benefícios sociais.

* A elevação do salário previne a insatisfação, mas não é considerado um fator de motivação.

satisfação no cargo depende de fatores motivacionais.

insatisfação no cargo depende de fatores higiênicos.



➤ Teoria das necessidades adquiridas (McClelland)

Baseia-se em três necessidades principais que motivam as pessoas:

1. Necessidade de Realização: Desejo de atingir metas e superar desafios.

2. Necessidade de Afiliação: Importância de estabelecer e manter relacionamentos sociais.

3. Necessidade de Poder: Busca por influência e controle sobre os outros ou sobre recursos.

A predominância de cada necessidade varia entre os indivíduos.



 Teoria X e Teoria Y (Douglas McGregor)

Teoria X:

Visão negativa dos colaboradores.

Presume que as pessoas evitam o trabalho, carecem de ambição e precisam de supervisão rígida.

Teoria Y:

Visão positiva dos colaboradores.

Acredita que as pessoas são naturalmente motivadas, buscam responsabilidade e podem ser criativas se incentivadas adequadamente.



COMUNICAÇÃO

Funções básicas: Controle - Motivação - Expressão emocional - Informação

Processo de comunicação envolve: Fonte (emissor) - Transmissor (codificação) - Canal - Receptor (decodificação) - Destino - Ruído - Feedback.



Longitudinal = Empresa com fornecedores, parceiros e etc...

Horizontal = Mesmo nível hierárquico.

Descendente = Do superior ao inferior.

Ascendente = Do inferior ao superior.


De acordo com Kotler existem 10 elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma comunicação eficiente:

  • Emissor ou fonte – é quem emite a mensagem para a outra parte.
  • Codificação – é o processo de transformar o pensamento em forma simbólica.
  • Mensagem – é o conjunto de símbolos que o emissor transmite.
  • Mídia, Meio ou Canal – são os canais de comunicação através dos quais a mensagem passa do emissor para o receptor.
  • Decodificação – é o processo pelo qual o receptor confere significado aos símbolos transmitidos pelo emissor.
  • Receptor – é a parte que recebe a mensagem emitida pela outra parte;
  • Resposta – são as reações do receptor após ter sido exposto à mensagem.
  • Feedback ou retroalimentação – é a parte da resposta do receptor que retorna ao emissor.
  • Contexto – também chamado de referente, trata-se da situação comunicativa em que estão inseridos o emissor e o receptor.
  • Ruído - é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar danos ou desvios na mensagem.





Patrimonialista: Estado tratado como propriedade do governante, corrupção e nepotismo;

Burocrático: Regras rígidas, concurso público e impessoalidade;

Gerencial: Foco em eficiência e resultados, descentralização.



  • Fluxograma (Diagrama de Fluxo):

Representa a sequência de passos em um processo, mostrando como as etapas se conectam e como a informação ou o material se move. 

  • Organograma:

Apresenta a estrutura hierárquica de uma organização, mostrando as relações entre os diferentes departamentos, setores e posições. 

  • Cronograma:

Lista os eventos ou tarefas com suas datas de início e fim, criando uma sequência temporal. 

  • Genograma:

Uma árvore genealógica que representa a história familiar, mostrando as relações de parentesco.

  • Epigrama:

Forma poética curta, geralmente com um tema específico e uma mensagem ou observação concisa.



IMPUTS = entradas

OUTPUTS = saídas