OUTROS ASSUNTOS


⇨ PADARIA ESPIRITUAL

O final do século XIX trouxe consigo muitas mudanças, especialmente no campo das artes, da literatura e da filosofia. Van Gogh pintou o famoso quadro "A noite estrelada", o Romantismo e o Realismo dominavam o campo literário, o cinematógrafo foi inventado, e, no Brasil, o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a república. Com o mundo em turbilhão, muitos jovens curiosos ao redor do país se reuniam para compartilhar suas inquietações acerca dos acontecimentos e debater suas possíveis consequências, e no Ceará não foi diferente. Em 1892, em um café localizado na célebre Praça do Ferreira, no coração da cidade de Fortaleza, nascia uma agremiação cultural que viria a se tornar uma das mais singulares do país. Chamada de "Padaria Espiritual"

Padaria Espiritual foi uma agremiação cultural importante no cenário cearense do final do século XIX. Visavam difundir valores modernos e estéticos, rompendo com o moralismo da elite.

A Padaria Espiritual como um grêmio literário que se formou no centro da capital. Este movimento teve como um de seus objetivos a criação e o protesto, adotando uma postura crítica em relação a diversos aspectos da sociedade da época, como a burguesia, o clero e as tradições. Além disso, buscava uma expressão cultural autêntica, livre de influências estrangeiras, o que denota um aspecto nacionalista em suas atividades. 

Se destacou por ser uma iniciativa cultural com um forte sentido de crítica social e desejo de renovar a expressão artística e literária na região do Ceará, sem vínculos com a religião ou movimentos conservadores.


  • 1892 a 1898: Período de Duração
  • 1892-94: Fase do humor
  • 1894-98: Fase intelectual



⇨ Período da "Belle Époque" foi de 1860 a 1920"

Os campos de concentração no Ceará, como o de Senador Pompeu, foram estabelecidos durante períodos de grave seca, em especial nas secas de 1915 e 1932. O objetivo desses campos era controlar a migração dos flagelados e retirantes das zonas rurais para os centros urbanos, que estavam em processo de modernização. Os campos de concentração buscavam impedir que essas populações sobrecarregassem as cidades, oferecendo uma alternativa de contenção, ainda que em condições difíceis.



A criação da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1954, foi um marco no desenvolvimento educacional do estado. Ela surgiu num contexto de reivindicações sociais por maior acesso à educação superior no Nordeste.

A UFC surgiu para atender a uma demanda regional, com forte engajamento de intelectuais e da sociedade cearense. 




Maiores grupos econômicos do Ceará na década de 1950:

▪ Deib Otoch; 

▪ J. Macêdo; 

▪ M. Dias Branco; 

▪ Edson Queiroz; e 

▪ Jereissati


DNOCS

Constitui-se na mais antiga instituição federal com atuação no Nordeste. Criado sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS), em 21 de outubro de 1909. Em 1919, recebeu ainda o nome de Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS), até que, em 1945, passa a chamar-se DNOCS.

Dispõe a sua legislação básica que a autarquia tem por finalidade executar políticas do Governo Federal no que se refere a beneficiamento de áreas e obras de proteção contra as secas e inundações, irrigação, radicação da população em comunidades de irrigantes e subsidiariamente outros assuntos que lhe sejam cometidos pelo Governo Federal, nos campos do saneamento básico, assistência às populações atingidas por calamidades públicas e cooperação com os Municípios.




1915: SECA DO QUINZE 

- Obra Raquel de Queiroz "O quinze"


1932: SECA DE 32 

- Caldeirão (Beato José Lourenço)




IMPORTÂNCIA DA SEMTA PARA O CEARÁ 

Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia (SEMTA) foi um órgão brasileiro criado em 1943, como parte dos Acordos de Washington, tinha como finalidade principal o alistamento compulsório, treinamento e transporte de nordestinos para a extração da borracha na Amazônia, como intuito de fornecer matéria-prima para os Aliados da II Guerra Mundial.

Responsável pelo recrutamento dos chamados “soldados da borracha”, para assegurar a extração de látex nos seringais da Amazônia e a exportação dessa matéria-prima para os Aliados, por meio de acordos político-econômicos firmados entre Brasil e EUA.


IMPORTÂNCIA DA CIC NO CEARÁ 

O Centro Industrial do Ceará (CIC) tornou-se conhecido nacionalmente pela ousadia de jovens empresários que, nos anos 1980, transpuseram os limites da representação empresarial e ingressaram no campo político-partidário. 




Durante a década de 1930, três organizações: a LEC (Liga Eleitoral Católica), a LCT (Legião Cearense do Trabalho) e os COC (Círculos Operários Católicos) tiveram grande atuação na atividade política no estado do Ceará, utilizando, para tanto, o veículo de comunicação O Nordeste, jornal que circulou entre 1922 e 1967, contribuindo para a manutenção das estruturas de poder.

  • Liga Eleitoral Católica (LEC): reunia as antigas oligarquias e setores religiosos mais conservadores.


  • Legião Cearense do Trabalho (LCT) e a Campanha Legionária, ligadas a Severino Sombra, tinham uma linha parecida, também de caráter autoritário e anticomunista.
  • Essas organizações buscavam apoio em setores conservadores da sociedade, incluindo parte do clero católico, e eram contrárias ao comunismo e aos movimentos de esquerda.
  • Com a instauração do Estado Novo por Vargas em 1937, o regime perseguiu e fechou essas organizações, pois queria consolidar seu controle totalitário e evitar concorrência política.

 

  • Círculos Operários Católicos (COC), atuavam de forma assistencialista e confessional para promover colaboração entre patrões e empregados;
  • Foram associações civis de trabalhadores, de inspiração católica, que surgiram no Brasil na década de 1930 com um caráter econômico-social que buscava elevar seus sócios cultural, econômica e socialmente através da assistência e do auxílio ao operário.


  • Ação Integralista Brasileira (AIB) foi um movimento político fundado por Plínio Salgado que defendia o integralismo, uma ideologia de caráter fascista, nacionalista, conservadora e anticomunista.