Sistemas de Arquivos:

Windows: NTFS ou Fat32

Linux: Ext4, Ext3, XFS e etc.


NTFS -> utilizado em Windows modernos.

FAT32 -> utilizado em Windows antigos.

O FAT32 é um sistema de arquivos antigo que, embora ainda seja suportado pelo Windows, não é o padrão atual. O padrão mais recente para sistemas Windows é o NTFS.



Windows Características

- é um sistema Operacional gráfico (GUI) 

-Multitarefa    

-multiprogramação

-multiusuário



assistente virtual ?

Windows 10 é Cortana.

Copilot: É o novo assistente virtual oficial do Windows 11

***Cortana: Ainda existia nas versões iniciais do Windows 11, mas foi descontinuada oficialmente em 2023.***


"Aero Shake" no Windows 11?

permite minimizar todas as janelas exceto a ativa ao sacudir rapidamente sua barra de título com o mouse


No Windows 11  o próprio Windows Explorer possui suporte nativo para abrir arquivos compactados no formato .ZIP.


Snap Layouts?

São modelos pré-definidos de organização de janelas, acessíveis ao passar o cursor sobre o botão "Maximizar" de uma janela (ou pressionando Win + Z)



CARACTERÍSTICAS DO WINDOWS - MULTITAREFA

    ALT + ESC
    Alternar entre programas abertos SEM EXIBIR CAIXA DE DIÁLOGO


    *ALT+TAB
    Alternar entre programas abertos EXIBINDO CAIXA DE DIÁLOGO

    ainda tem CTRL+ALT+TAB  visualizar uma miniatura de todas as janelas abertas no Windows 11


    *WINDOWS+TAB
    Visão de Tarefa novidade windows 10
    ver os app em uso é dar para CRIAR nova ÁREA de TRABALHO
    Ver os app de forma mais estática


    CTRL + SHIFT + ESC: abre o Gerenciador de Tarefas;


CTRL + ALT + DEL Exibe a tela de segurança do Windows com diversas opções.(bloquear, trocar usuario, sair, alterar uma senha, gerenciador de tarefa)


SHIFT + DELETE: apaga arquivos definitivamente, sem mandá-los para a Lixeira


  1. Tecla Windows + AVAI ABRIR UMA JANELA AO LADO DIREITO DA TELA ( GERENCIAR NOTIFICAÇÕES).

  2.  Tecla Windows + C: ativa a Cortana com a fala;

  3. Tecla Windows + D: mostra a Área de Trabalho;

  4. Tecla Windows + E: abre o Windows Explorer;

  5. Tecla Windows + G: ativa o recurso de Xbox para gravar jogos ou capturar imagens da tela;

  6. Tecla Windows + H: ativa o recurso de compartilhamento nos aplicativos do Windows 10;

  7. Tecla Windows + I: abre as configurações do sistema;

  8. Tecla Windows + K: ativa o recurso Conectar para transmissão para monitores sem fio ou para dispositivos de áudio;

  9. Tecla Windows + L: bloqueia o computador;

  10. Tecla Windows + P: projeta uma tela;

  11. Tecla Windows + R: executa um comando;

  12. Tecla Windows + S: ativa a Cortana;

  13. Tecla Windows + X: abre as configurações do uso de energia;

  14. Tecla Windows + Seta para Direita/Esquerda/Cima/Baixo: para fixar aplicativos do lado de uma tela. Pressione as setas para cima/baixo após ter usado as setas para direita/esquerda para poder fixar até quatro aplicativos de uma vez;

  15. Tecla Windows + CTRL + D: cria uma Área de Trabalho virtual;

  16. Tecla Windows + CTRL + F4: fecha uma Área de Trabalho virtual;

  17. Tecla Windows + CTRL + Seta para Direita/Esquerda: alterna entre áreas de trabalho virtuais;

  18. Tecla Windows + SHIFT + Seta para Direita/Esquerda: move aplicativos de um monitor para outro;

  19. Tecla Windows + 1/2/3… : abre programas que estão fixados na Barra de Tarefas. Cada número representa um aplicativo;

  20. Tecla Windows + Barra de Espaço: deixa todas as janelas transparentes para que você possa dar uma espiada na Área de Trabalho;

  21. Tecla Windows + F1: abre a Ajuda e Suporte do Windows 10;

  22. Tecla Windows + M: minimiza todas as janelas do monitor;

  23. Tecla Windows + SHIFT + M: restaura todas as janelas minimizadas;

  24. CTRL + P: imprime a página aberta;

  25.  SHIFT + CTRL + N: cria uma pasta no Windows Explorer;

  26.  F11: coloca ou tira uma página do modo tela cheia

Mais alguns atalhos importantes --> https://www.evernote.com/shard/s401/sh/c25d6d0d-c099-94a7-8bf7-a5e16de509a0/3791d6032845e1eb70154b39a0526f03







BIZU DOS BIZUS

Abrir diretamente o Gerenciado de tarefa 

Ctrl + Shift + Esc;


Abri indiretamente

Ctrl+alt+del



FORMAS DE DESLIGAR


Reiniciar= Reboot



SUSPENDER X HIBERNAR ??? ver em imagens



Área de Transferência ou ClipBoard

Padrão do windows= último item copiado


recortar e colar informações= copiar uma vez, recorta várias

recortar e colar arquivos= copiar uma vez, cola uma vez


fica em qual local ? Memória RAM, que é Volátil

bizu RAM pula quase voa “de volátil”


WINDOWS+V = Histórico da Área de Transferência

25 itens armazenados na nuvem por meio desse atalho de teclado








Capturar tela

WINDOWS + SHIFT + S = CAPTURA PARTE DA TELA

PrintScreen = capturar tela, mesma coisa do de cima no wind 11 



ALT + PRINT SCREEN = CAPTURA SÓ A JANELA    Ativa



WINDOWS + PRINTSCREEN= SALVA IMAGEM AUTOMÁTICA EM IMAGENS



Ao pressionar a tecla PRINT SCREEN sozinha, a captura da tela inteira é copiada para a área de transferência.

* Ao pressionar a combinação de teclas Windows + PRINT SCREEN, a captura da tela inteira é salva automaticamente como um arquivo na pasta “Capturas de tela” dentro da pasta “Imagens” do usuário. O caminho padrão para esta pasta é geralmente C:\Usuários\<seu_nome_de_usuário>\Imagens\Capturas de tela. No caso de Maria, seria C:\Usuários\Maria\Imagens\Capturas de tela.









AERO ? Ver imagens







REGRAS

até 260 caracteres (incluindo nome exte caminho

letras Maiúsculas e minúsculas não são distintas (Windows não é case sensitive)

arquivos com mesmo nome, porém com extensões diferentes podem coexistir juntos


Só lembrar que você não pode usar BASIADO para dar nomes aos arquivos ou pastas (diretórios). Lembrando que o nosso BASIADO é com "i" e não com "e".

Barras /|\

Asterisco *

Setas < >

Interrogação ?

Aspas Duplas "

DOis Pontos :




INTERFACES: ''''MMA''''

W - 10 = MODERN

W- 8 = METRO

W-7 = AERO




  • F1ajuda 
  • F2renomeia   
  • F3pesquisa     
  • F4 =Abre o menu histórico e barra de endereço  
  • F5atualiza    
  • F6= muda a posição do cursor    
  • F10= ativa menu ·   
  • F11= tela cheia


 diferenças entres desligar no windows ??? 

2. Suspender

A opção Suspender coloca o computador em um estado de baixo consumo de energia. Os dados em uso são mantidos na memória RAM, permitindo uma retomada rápida. No entanto, os dados podem ser perdidos em caso de falta de energia.

  • "Mantém dados na RAM com baixo consumo de energia, permitindo retomada rápida, mas pode perder dados com falta de energia."

3. Hibernar

Quando o computador é colocado em Hibernação, o estado atual é salvo no disco rígido. Isso permite retomar exatamente do ponto de parada mesmo se o computador for desligado ou perder energia.

  • "Salva o estado atual no disco e desliga o sistema, permitindo retomada do ponto de parada mesmo sem consumo de energia."

4. Suspensão Híbrida

A Suspensão Híbrida combina as funcionalidades de Suspender e Hibernar. Os dados são salvos tanto na memória RAM quanto no disco rígido, garantindo segurança em caso de falta de energia e uma retomada rápida.

  • "Salva dados na RAM e no disco ao mesmo tempo, combinando retomada rápida e segurança contra perda de dados."