Tipos de texto:


Narrativo – Contar uma história. “Rogério estava em Maceió em um sábado à tarde quando decidiu ir tomar um sorvete na Princesa do Norte com sua namorada.” Há personagens, há uma relação temporal, há um lugar.


Informativo – Predominância de informações técnicas sem emitir opinião. “A ex-presidente Dilma sofreu impeachment após a constatação de pedaladas fiscais praticadas pela Petista ao longo do exercício do cargo.” Intuito de informar, sem subjetividade ou interposição de sentimentos.


Descritivo – Descrição de um determinado fato ou acontecimento. Características de um personagem, local, objeto. “A ex-presidente Dilma - acompanhada dos amigos Lula e Chico e Buarque (trajando vermelho e com aparência cansada) - sofreu impeachment após a constatação de pedaladas fiscais praticadas pela Petista ao longo do exercício do cargo.” Há ações em uma determinada linha de tempo e forte carga de detalhes e características.


Injuntivo – Bula de remédio ou frases como: "Chegue cedo!"; "Traga identidade”. Geralmente os verbos estão no imperativo.


Dissertativo-argumentativo – Forte presença de IDEIAS + DEFESAS (argumentos que embasam as ideias). “A ex-presidente Dilma - marionete de Lula, criador do PT e acusado de manipulações veladas - sofreu impeachment após a constatação de pedaladas fiscais praticadas pela Petista ao longo do exercício do cargo.” Aborda diversos aspectos dentro de uma só temática, expõe a opinião sobre o assunto e embasa com argumentos.


CRÔNICA = cotidiano, questões morais;






Estudar ???

consequência

modo

concessão

causa

tempo


POR + INFINITIVO= CAUSA

A cultura, assim como a comida, por estar presente em diferentes dimensões da vida e das práticas sociais



AO+INFINITIVO= TEM


PARA +INFINITIVO = FINALIDADEPO